quarta-feira, 15 de abril de 2015

TAREFA A SER ENTREGUE NO DIA 28 DE ABRIL

1. Segundo NEVILLE et al (2004), os cistos radiculares possuem na maioria dos casos os seguintes aspectos histológicos: " o cisto é revestido por epitélio escamoso estratificado, de espessura variável. A luz é preenchida por líquido e células descamadas. A cápsula do cisto consiste em tecido conjuntivo fibroso denso com infiltrado inflamatório contendo linfócitos em quantidades variáveis, misturados a neutrófilos, plasmócitos, histiócitos e, raramente, mastócitos e eosinófilos".


Baseados nesta descrição, ilustre estes aspectos com fotografias impressas da internet ou desenho com lápis de cor. Utilize aumentos distintos para que se possa ver as características citadas acima.

Para além, os cistos periapicais podem ainda conter:
a. Corpúsculos de Rushton
b. Calcificações distróficas
c. Cristais de colesterol
d. Hemácias


Identifique nas figuras abaixo estas estruturas citadas acima nas letras a,b,c,d. Estas imagens foram tiradas de sites da internet, utilizando o google e as palavras radicular cyst. Lembrem-se que elas podem ter direitos autorais.

648390.fig.005

image

AULA PATOLOGIA DO PERIÁPICE I

Alunos, segue o link

https://onedrive.live.com/redir?page=view&resid=DDA431620729AC59!5714&authkey=!AFLD-l0jhBhIL00

terça-feira, 7 de abril de 2015

Atividade a ser desenvolvida na aula do dia 14 de abril

Alunos,

Segue o link de um artigo científico o qual tivemos o trabalho de traduzir do inglês para vocês e trata da questão das pulpites e a possibilidade dos pacientes desenvolverem pulpite e não sentirem dor. Leiam atentamente o artigo, procurando entender as seguintes questões:
1. O que pretendiam responder os pesquisadores com este trabalho?
2. Como procederam para responder à questão anterior?
3. O que encontraram como resultados?
4. O que poderia explicar os resultados encontrados?